CooperCasa

CooperCasa
A nossa nova casa mental

domingo, 20 de março de 2011

Os quatro instrumentos da Alma


Ola, Amigos da Rádio Boa Nova.

O programa Nova Mente originariamente aborda temas da Psiquiatria e as doenças mentais sob a ótica do Espiritismo bem como os tratamentos que se praticam através dos tempos. O programa, que se realiza ao vivo semanalmente, vem trazendo, na maioria de seus episódios, a leitura de obras literárias com comentários à Luz da Doutrina Espírita. A maioria dessas obras não são de origem espírita e foram escolhidas na intenção de demonstrar que a espiritualidade está inserida em tudo e em todos. A contribuição do Espiritismo está em remover definitivamente o véu dos mistérios entre a vida física e a vida espiritual. Além disso, o programa visa o esclarecimento não só sobre as doenças, mas como previní-las e quiçá evitá-las através da promoção da saúde mental.
Nesta postagem, apresento os livros utilizados pelo programa até hoje, citando o principal assunto abordado, dentro desse grande tema: os quatro instrumentos da alma.
Esse título foi inspirado no livro de Myra e Lopes, Os quatro Gigantes da Alma, onde o autor explora quatro emoções básicas do ser humano: o Medo, a Ira, o Dever e o Amor. Minha intenção não era parodiar e sim incrementar essa visão com os conhecimentos da realidade reencarnatória e principalmente para melhor aproveitarmos nossa experiência na vida física atual. Desfazendo a idéia de se pagar um passado pecaminoso, busquei encorajar os ouvintes a uma atitude otimista de auto descobrimento seguido de auto compreensão. Buscando divulgar a existência de instrumentos para este intento trouxe as leituras comentadas como instruções para esse processo de crescimento. Provavelmente a veemência com que alguns ouvintes e conhecidos me apontam as colocações, surgiu através de minha própria experiência, que para ser "bonzinho" acabava reprimindo sentimentos e junto com eles talentos e potencialidades que me ajudariam na própria vida pessoal. Assim nasceu a idéia do título, Os quatro instrumentos da Alma, aludindo para a realidade de nossos sentimentos, pensamentos e atitudes serem assumidos como instrumentos e não como subprodutos de seres inferiores e assim deixados de lado. Nasceu esta proposta de uma colocação dos alcoólicos anônimos que a resume de maneira psicopedagógica: estudemos a nossa dor para que ela não se nos torne uma revolta.
Segue assim, nesta postagem e nas próximas, os livros já lidos e comentados durante os programas. Cito também o período em que estes programas foram ao ar, lembrando que há um projeto de torná-los uma coleção de cinco CDs em MP3, cada qual com todos os programas gravados. No momento temos apenas um tema, um dos instrumentos da Alma já compilado em CD cujo título é "aRAIVA", já disponível no site da RBN.
Abaixo deixo registrado os temas bem como o livro a que ele se refere bem como as emoções e sentimentos que podem nos servir como instrumentos de estudo e transformação. Os demais títulos estarei postando na sequência, e como os CDs ainda não estão prontos talvez seja possível ter acesso ao conteúdo destes por meio de "downloads" dos programas realizados nos períodos citados.

aRAIVA - oEgoísmo - Livro Vermelho de N/A.

aCULPA - oOrgulho - Reforma ìntima sem martírio.

oMEDO - oDesespero – Como evitar preocupações e começar a viver.

oCONTROLE – aFrustração – Peça e será atendido

aRESPOSTA - aResponsabilidade - Jesus, o maior psicólogo que já existiu.

Há ainda uma pergunta a responder: não são quatro os instrumentos da alma? Então de onde vem este quinto tema?
O quinto tema, tal como o quinto elemento, foi um dos primeiros livros que comentei no programa, resgatando a filosofia Cristã, cuja essência é o Amor. Por que submeter-nos-ia a essa a rica vivência das emoções através das encarnações sucessivas, sem a fé numa causa maior que nos alimenta a esperança de alcançarmos melhores sentimentos?
"Os ensinamentos do Cristo podem nos ajudar a resolver nossos problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde mental" Mark W. Baker (autor do livro) responde a questão.

Um abraço fraterno a todos e

podem ficar a vontade.

3 comentários:

  1. Dr João, e lamentável não ter acesso ao seu programa, mas que bom ter encontrado seu blog, assim poderei acompanhar seus estudos.Nós homens e mulheres na preocupação de adiquirir saúde desprezamos o que nos é ofertado de dentro para fora, pois e essa a melhor forma de alcançarmos a real saúde. A indentificação interior,a capacidade íntima de produzir para a vida os tesouros incorruptíveis do espiríto.
    Pensamentos salutares, disciplina , exercicios oracionais, otimismo e auxilio fraterno são poderosos, eficientes meios de ajustar e produzir a saúde.
    vou acompanhar sempre os seus posts e se os senhor comentar em meu blog será uma honra.
    http://kila-transicaoplanetaria.blogspot.com

    muita paz walkiria

    ResponderExcluir
  2. Dr. Descobri seu programa por acaso, ao ouvir uma citação por Robson Pinheiro, quando em Curitiba, acerca da Rádio Boa Nova e desde então é minha companheira inseparável. Em especial seu programa, que acho maravilhoso, esclarecedor, até porque, faço tratamento psiquiátrico e sou espírita. Assim, passei a entender melhor ambas a s partes do problema, material e espirital. E ao dormir, ouvindo seus programas gravados, durmo muito bem, sem precisar de medicação. Obrigada pelo seu desprendimento e atenção conosco.Falo de seu programa a meus amigos e espero que se torne cada vez mais ouvido, auxiliando a muitos. Um abraço fraternal! Rosimeri Brotto

    ResponderExcluir
  3. Olá! A minha mãe me presenteou com os 4 CD's da Série e eu gostaria muito de obter o quinto produto: aRESPOSTA - aResponsabilidade - Jesus, o maior psicólogo que já existiu.
    Eu não consigo encontrar. Poderia me ajudar, por gentileza? Muito Obrigada!

    ResponderExcluir